DPE celebra 32 anos e é homenageada na Assembleia

A presidente da Adepam, Melissa Credie, e o vice-presidente, Rafael Barbosa, fizeram parte da mesa de honra do evento

Por ocasião do aniversário de 32 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) realizou sessão solene no plenário Ruy Araújo nesta terça-feira (29). A presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), Melissa Credie, e o vice-presidente, Rafael Barbosa, fizeram parte da mesa de honra do evento, juntamente com o autor da propositura, o Deputado Sinésio Campos, o Defensor Geral, Ricardo Paiva, e o Controlador-Geral do Estado, Otávio Gomes.

Em seu discurso na tribuna da Casa Legislativa, a presidente da Adepam ressaltou o papel e o compromisso da Defensoria Pública na promoção e acesso à justiça dos mais vulneráveis. Destacando a iniciativa do Deputado Sinésio Campos e do presidente da Casa Legislativa, Roberto Cidade, a Defensora Pública falou sobre a complementaridade do Poderes na busca de um objetivo comum.

“Enquanto Casa Legislativa, cabe a esta douta Assembleia a previsão legal de direitos de seus representados: saúde, educação, moradia, alimentação, serviços públicos básicos que proporcionam à população amazonense o que da vida se almeja: dignidade humana. Sob este aspecto é que nos aproximamos e nos assemelhamos: a Defensoria alimenta-se dessas mesmas leis para proporcionar o respeito e a defesa dos direitos prescritos pelos Deputados Estaduais”, disse.

O Defensor Público geral, Ricardo Paiva, celebrou a data e afirmou que a instituição ainda tem muitas conquistas a buscar.

“Como somos novos, ainda! Essa Defensoria que, aos seus 25 anos, conquistou sua emancipação, sua autonomia. E a gente vem de uma longa caminhada, ao lado dos deputados também, que têm caminhado muito com a Defensoria, que têm procurado estar cada vez mais perto da população, mais perto de quem precisa”, afirmou o defensor geral.

Paiva também destacou o empobrecimento da população agravado pela pandemia de Covid-19, que desemboca na Defensoria. “Nós precisamos estar preparados e temos conseguido fortalecer a nossa instituição, conseguimos nomear mais de 145 servidores. E volto a dizer que a Defensoria Pública é feita de pessoas, por pessoas, por vocês todos servidores, e para pessoas. Vida longa à Defensoria e obrigado pela homenagem”, finalizou em seu discurso.

Autor da propositura, o Deputado Sinésio Campos também falou da importância das Defensoras e Defensores Públicos no “ato de levar cidadania às pessoas” e também ressaltou a trajetória da DPE-AM nestes 32 anos. “Vejo a caminhada da Defensoria Pública e vi o quanto foi difícil chegar nesse momento. Ainda tem muito a conquistar. Enquanto eu tiver na cadeira de deputado, não vou deixar passar em branco um ano do Defensor Público”, disse o Deputado.

Deixe um comentário