No dia 1º de outubro, em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, a Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam) presta uma homenagem especial aos aposentados e aos que ainda estão na ativa, mas já alcançaram a terceira idade. Com carreiras marcadas por anos de dedicação e compromisso com a justiça social, esses Defensores e Defensoras representam a experiência e a sabedoria na luta pelos direitos dos mais vulneráveis.
A presidente da Adepam, Defensora Pública Melissa Credie, destacou a importância desses profissionais para a instituição e para a sociedade: “Parabenizo, em nome da nossa vice-presidente Domingas Laranjeira, todos os Defensores Públicos e Defensoras Públicas idosos, que são pilares de conhecimento e inspiração. Suas trajetórias nos mostram que, ao longo dos anos, o verdadeiro Defensor se torna cada vez mais sensível às causas que defendemos e mais forte na busca pela justiça.”
Além de reconhecer o valor de seus colegas de profissão, a Adepam reforça a importância do cuidado e respeito aos idosos, não só dentro da Defensoria, mas em toda a sociedade, promovendo a garantia de seus direitos e sua plena inclusão social.
O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa foi instituído por meio de Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) nº 45/106, de 14 de dezembro de 1990, e como “Dia Nacional do Idoso” pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006.