Dia do Aposentado: ADEPAM homenageia membros aposentados que fizeram história na Defensoria do Amazonas

Edson dos Santos Graça e Maria das Graças Pereira de Freitas são destacados pela Associação para representar defensores aposentados pelo legado de dedicação, humanização e compromisso com a população mais vulnerável

Neste Dia do Aposentado, 24 de janeiro, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (ADEPAM) celebra uma data marcada pelo reconhecimento e pela gratidão a quem dedicou anos ao serviço público, contribuindo diretamente para fortalecer a Defensoria Pública e garantir mais dignidade e acesso à justiça à população.

Membro da diretoria da Adepam, Wilson Melo, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais. “Nós reconhecemos o legado que vocês deixaram e ele continua vivo, nas nossas práticas e no nosso dia a dia. Recebam essa mensagem como uma singela homenagem”, destacou.

A homenagem deste ano destaca dois defensores públicos aposentados que construíram uma trajetória de dedicação e compromisso institucional: Edson dos Santos Graça e Maria das Graças Pereira de Freitas, associados da ADEPAM e exemplos de serviço, empatia e responsabilidade social.

Com uma carreira voltada ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade, Graça relembra que o maior orgulho da sua trajetória foi atuar diretamente em favor de quem mais precisava.

“O trabalho desenvolvido em favor da população carente” foi, para ela, a essência do serviço público.

Entre os momentos que marcaram sua caminhada, Graça destaca o período em que atuou no Juizado da Infância e da Juventude, um ambiente de atuação integrada, com participação de juiz, promotor, defensor, psicólogo e assistente social, permitindo um acompanhamento mais completo e resultados expressivos no atendimento.

Ao falar sobre os desafios da profissão, Graça reforça que atuar na Defensoria exige preparo e sensibilidade: é preciso estar pronto para compreender diferentes vulnerabilidades e, sobretudo, entregar sempre o melhor serviço.

Ela também deixa uma mensagem às novas gerações que seguem no trabalho diário de defesa dos direitos: “Que busquem sempre proporcionar o melhor aos seus assistidos”.

E define sua trajetória com um sentimento que resume anos de dedicação: “Gratidão a Deus por me permitir servir com amor e dedicação àqueles mais necessitados”.

Já Édson Graça destaca sua trajetória como resultado de anos de crescimento e aprendizado dentro do serviço público. Para ele, a chegada à Defensoria Pública foi uma conquista construída ao longo de uma caminhada marcada por experiências em diferentes órgãos do Estado do Amazonas.

Com uma história de evolução profissional e dedicação institucional, Maria das Graças representa a continuidade de um legado que ultrapassa o tempo de atuação formal, deixando como marca o comprometimento com o serviço público e com a missão de garantir direitos.

Reconhecimento e gratidão

A ADEPAM reforça que a aposentadoria celebra trajetórias, reafirma legados e valoriza quem contribuiu com a construção da Defensoria Pública no Amazonas.

Neste Dia do Aposentado, a Associação parabeniza todos os defensores públicos aposentados(as), em especial Edson dos Santos Graça e Maria das Graças Pereira de Freitas, pelo exemplo de dedicação, compromisso e amor ao próximo.

Deixe um comentário