A cerimônia de posse ocorreu nesta terça-feira (10), na sede da Defensoria Pública do Estado
O novo corregedor-geral Marco Aurélio Martins, tomou posse nesta terça-feira (10). A cerimônia foi conduzida pelo defensor público-geral do Estado, Ricardo Paiva, na sede Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), localizada no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.
O evento precisou ser realizado de forma híbrida, com número reduzido de convidados presentes à sede da instituição. As demais autoridades participaram por videoconferência, como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
Participaram da cerimônia de posse o presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), Arlindo Gonçalves, a corregedora-geral que deixou o cargo, Melissa Credie Borborema, o subcorregedor Péricles Duarte de Souza e demais membros do Conselho Superior da Defensoria.
O procurador geral do Estado, Jorge Henrique Freitas Pinho, representou o governador do Estado, Wilson Lima, e a procuradora de Justiça Lilian Maria Pires representou o procurador geral de Justiça do Estado, Alberto Nascimento.
A cerimônia contou ainda com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, e do presidente do Colégio Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais e do Distrito Federal (CNCG-DPE/DF), Marcos Edson de Lima.
Durante a cerimônia, o presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), Arlindo Gonçalves, destacou que a função orientativa da Corregedoria-Geral precisa sempre ser priorizada para os mais vulneráveis, destacando que a função correicional vai além de uma função fiscalozadora ou punitiva. “O que se espera da Corregedoria-Geral é que ela exerça sua ação fiscalizatória, que seja um ouvido externo recebendo os questionamentos dos mais vulneráveis sempre com esse prisma de eficiência, mas sempre também aberta ao diálogo, e assim que possamos crescer juntos, porque uma Corregedoria forte vai implicar uma Defensoria forte”, destacou Arlindo.
O novo corregedor-geral, Marco Aurélio Martins, que é um dos membros da Adepam, agradeceu as palavras proferidas pelo presidente da associação, e relembrou o trabalho realizado em conjunto com Arlindo no interior do Estado. “Sou apaixonado pelo interior do Amazonas, e fico feliz de ver novos defensores continuando o trabalho naquela área, porque os mais vulneráveis precisam dessa assistência, e cada um deles que venham para a capital, terão também minha total atenção”, prometeu Marco Aurélio.
Marco Aurélio também falou do peso da responsabilidade do cargo de corregedor-geral e acredita que a Corregedoria não é algo isolado, mas sim uma ferramenta dentro da Defensoria Pública. Ele ressaltou ainda que a Defensoria Pública não funciona sem outras instituições, agradecendo às parcerias com o Ministério Público e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
O novo corregedor-geral ainda agradeceu aos membros do Conselho Superior da DPE-AM, a quem considera essenciais e com quem espera contar nos próximos dois anos como corregedor-geral. Agradeceu também ao defensor geral, Ricardo Paiva, pelo acolhimento no início da carreira como defensor público e pela confiança depositada. E enalteceu os valores aprendidos com sua base familiar. “Isso fez a minha base, fez quem eu sou e me trouxe à Defensoria. Tenho muito a contribuir e para isso convidei duas pessoas especiais para trabalhar comigo, que são o Vitor Kikuda e a Karlla Queiroz”, disse.