BERNARDO CAMPOS, INSPIRADO NO EXEMPLO DO IRMÃO, ABRAÇOU A DEFENSORIA PÚBLICA

Bernardo Campos, natural do Rio de Janeiro, fez faculdade de Direito na Universidade Candido Mendes influenciado pelo irmão, que é defensor público no estado do Espírito Santo. Assim que ingressou na faculdade começou a se preparar para os concursos públicos sem um foco definido.

“Eu estudava, mas não tinha definido o cargo até estagiar na Defensoria Pública na área de execução penal. Nessa época, me encantei pela instituição e pela defesa dos vulneráveis. O que mais chamou a minha atenção foi a situação desumana dos assistidos, que se encontravam presos”, relembrou Bernardo.

A dura realidade dos acusados ou condenados por crimes contribuiu para aclarar as dúvidas do jovem Bernardo. “Um momento marcante foi a minha primeira ida a um presídio, presenciando de perto a realidade do sistema carcerário assim como as dificuldades para se fazer cumprir a legislação”, relatou o jovem idealista, mas com profundo senso de que a justiça deve prevalecer sob a luz do direito. Após a graduação, em 2014, ele iniciou com afinco os estudos para ingresso na carreira de defensor público. “Foram mais de cinco anos aprendendo conceitos e reforçando o que havia estudado na faculdade: esmiucei a doutrina, depois a lei seca e me atualizei sobre a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

A vida retribuiu o empenho do carioca que sonhava em defender as pessoas sem recursos para pagar um advogado. “Minha primeira aprovação, na primeira fase, foi em Mato Grosso após dois anos de estudo. Em 2018, fui aprovado para o cargo de defensor público do estado de Rondônia. Logo seguida, fui aprovado nos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão para o cargo de defensor público. Realizei meu sonho após anos de estudo. Estou muito animado e motivado para atuar na defesa dos mais vulneráveis e honrar esse cargo”, declarou com firmeza.

A escolha de atuar no maior estado da região Norte em extensão territorial foi baseada nas belezas naturais e no calor do povo. “O Amazonas é um estado com maravilhas naturais incríveis e pessoas super receptivas e boas! E por ser um grande estado é necessário um cuidado maior com seu interior, garantindo assim o acesso à justiça e a observância de direitos fundamentais, dando voz à população do interior”, ponderou o defensor Bernardo Campos.

“A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam) é essencial para a representação da classe e para o crescimento da instituição, seja no âmbito estadual, mas também nacional”, declarou entusiasmado.

Deixe um comentário