Defensores pela vida: Adepam promove palestra em alusão à campanha Novembro Azul

Em alusão à campanha Novembro Azul, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam) realiza, em parceria com a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), o evento “Uma Atitude Certa Decide o Jogo”, que contará com palestra do urologista especializado em câncer, Dr. André Mancini, da Fundação FCecon.

O evento acontecerá, presencialmente com vagas limitadas, no dia 26 de novembro às 10h no anexo do prédio da DPE e será transmitido ao vivo pelo YouTube da Defensoria. A ação faz parte de uma série de palestras temáticas sobre saúde e direitos, promovidas pela Adepam e DPE a fim de difundir a conscientização em torno da necessidade de prevenir doenças como o câncer, que têm como principal aliado o diagnóstico precoce, assim como os direitos dos cidadãos que buscam atendimento.

“Desde sua criação, a Adepam assumiu, em seu estatuto, a promoção de interesses sociais e coletivos, a exemplo do direito à saúde. E é exatamente pensando na saúde como direito de todos, e não somente do associado, que pensamos em propor, em parceria com a DPE, campanhas de interesse geral, a exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul”, comentou o presidente da Adepam, o defensor Arlindo Gonçalves.

Segundo o defensor, a campanha Novembro Azul é uma “campanha voltada para derrubar preconceitos e convidar o homem a cuidar especialmente de sua saúde”. “A expectativa é tornar o homem protagonista de sua saúde, praticando a saúde preventiva, mas também torná-lo atento a determinados sinais importantes em seu corpo”, diz ele, que é defensor público em demandas da área de saúde.

Aspectos legais

Ele destaca ainda a existência de duas leis ainda pouco conhecidas, que podem auxiliar na busca por tratamento de câncer. A lei n˚ 13.896, de 2019, prevê que, em pessoas com hipótese de neoplasia maligna, os exames devem ser realizados no período máximo de 30 dias.

Já na lei n˚ 12.732, de 2012, está previsto que a pessoa já diagnosticada com a doença deve iniciar o tratamento em até 60 dias. “São parâmetros legais muito importantes, e sendo do conhecimento do paciente, do usuário, é um direito dele recorrer ao sistema de justiça pra que possa ter acesso”, diz ele, acrescentando que o cidadão ou cidadã que não possuir advogado pode procurar a Defensoria Pública.

Diagnóstico precoce aumenta chance de cura para 90%

De acordo com o D.r André Mancini, o foco principal de sua palestra será o câncer de próstata, o “campeão” de diagnósticos de câncer tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A boa notícia é que, segundo ele, o diagnóstico precoce eleva para até 90% as chances de cura.

“O objetivo é quebrar o preconceito de grande parte dos homens em serem submetidos ao toque retal e chamar a atenção para a avaliação de sua saúde como um todo (as doenças crônicas como hipertensão arterial diabetes, níveis de colesterol), combate ao sedentarismo, abordar os malefícios do tabagismo”, explicou.

Um comentário

Deixe um comentário