Nosso personagem da semana no quadro Vida de Defensor, da Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam), é o experiente Defensor Público Luiz Maurício Bastos. Aprovado no primeiro concurso, é um dos pioneiros da instituição no Amazonas. Experiente, ele destaca a importância da vocação para a caridade e a sensibilidade às necessidades humanas para a formação na área.
“O mais importante é saber que a atividade de defensor público é vocacionada à caridade, é doar-se em tudo o que sabe e pode fazer ao bem do próximo. Não se trata de uma carreira para a qual se precise apenas da excelência técnica, mas muito mais da sensibilidade à carências humanas e dos valores da justiça, sem vieses de qualquer outra ordem”, ressaltou.
Graduado pela UFAM em 1995, foi durante um curso preparatório promovido pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), que Luiz Maurício se deparou com a oportunidade de ingressar na carreira de defensor público. Sob a influência da então Subdefensora Pública Geral, Dra. Domingas Laranjeiras, ele decidiu participar do primeiro concurso público para a Defensoria Pública do estado. Essa decisão mudaria o curso de sua carreira.
Os primeiros anos na Defensoria Pública foram desafiadores, marcados pela falta de estrutura e recursos. A instituição, ainda incipiente, enfrentava limitações organizacionais e financeiras que dificultavam o pleno exercício de suas funções. Luiz Maurício e seus colegas perseveraram, motivados pela nobre missão de representar aqueles que mais precisavam de justiça.
Ao longo de suas duas décadas na Defensoria Pública, Luiz Maurício testemunhou e contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da instituição. Desde sua participação ativa que o alçou ao cargo de presidente da Adepam até seu papel como subcorregedor geral, ele esteve envolvido em iniciativas que visavam fortalecer e modernizar a Defensoria, tornando-a mais eficiente e eficaz na prestação de serviços à comunidade.
Para Luiz Maurício, o objetivo principal continua sendo o aperfeiçoamento da prestação do serviço e a satisfação dos usuários da Defensoria. “principalmente quanto à adoção de métodos que tornem mais eficiente o tempo gasto com cada atendimento, tornando-o cada vez mais rápido e mais efetivo. Concomitantemente, no aspecto externo, a busca da excelência na qualidade do patrocínio de cada causa. Essa é nossa principal aspiração”, finaliza.