No evento de recondução do Defensor Público Geral do Estado do Amazonas, Ricardo Paiva, ao cargo máximo da DPE-AM, a Adepam participou da mesa de honra do evento, realizado nesta quarta-feira (10), no Teatro Amazonas, com participação de diversas autoridades e representantes dos três poderes no âmbito municipal e estadual, além da presença e participação de Defensores-Gerais de dois estados, Mato Grosso e Sergipe.
A presidente da Adepam, Melissa Credie, foi convidada a proferir uma fala. A Defensora leu o texto “Ideais de Canário” do escritor brasileiro Machado de Assis, que aborda a visão de mundo a partir do ponto de vista de um canário, analogia para a limitação humana na capacidade de interpretar o mundo, esta que só pode ser exercida a partir do ponto de vista do indivíduo no contexto de sua vida.
A Defensora, que exaltou as conquistas da gestão do Defensor Ricardo Paiva, como o aumento exponencial de 38% dos atos de atendimento da DPE-AM entre 2020 e 2021, a despeito da pandemia de covid19, refletiu também sobre a necessidade da instituição continuar se fortalecendo e estendo sua atuação para todos os municípios do Amazonas.
“Aos meus olhos e aos olhos de 132 ‘verdes canários’, nossa Defensoria Pública já não é ‘o sonho de uma menina moça’, como um dia chamou nossa decana Domingas Laranjeiras, há 17 anos. Somos aqueles e aquelas inquietos e inquietas a sempre desbravar um ‘novo espaço azul e infinito com o Sol por cima’ de Joaquim Maria Machado de Assis”. Uma vez que o nosso conceito de mundo só há de existir quando nosso canto puder ser ouvido em todas as 61 comarcas de nosso estado, e a alvorada da paz social estiver, enfim, a saudar a todos em cada novo dia de esperança”, declarou a presidente da Adepam.
FOTOS: Evandro Seixas – DPE/AM