ANADEP terá pela primeira vez Defensoras Públicas do Amazonas na diretoria

A posse da nova diretoria será em Brasília nesta terça-feira, 07

O estado do Amazonas contará pela primeira vez com duas Defensoras Públicas compondo a nova diretoria da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). A solenidade de posse ocorrerá nesta terça-feira, 07/02, em Brasília. Durante a cerimônia, a Dra Melissa Credie assumirá como Diretora de Articulação Social e a Dra. Ana Karoline como Diretora Adjunta de Relações Internacionais.

A Anadep representa mais de 6 mil Defensoras e Defensores Públicos no Brasil e busca garantir o acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade ou que não podem pagar por assistência jurídica particular.

Atualmente, Melissa Credie é a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam) e tem desempenhado um papel fundamental no cumprimento de uma agenda política institucional. Com a posse, a Defensora terá a missão de elevar o diálogo com toda a sociedade civil, esclarecendo as funções institucionais da Defensoria Pública e coletando demandas a respeito da atuação nos estados, entre outras.

“Sinto-me honrada em assumir esse novo desafio. Acredito que poderemos ampliar de forma estratégica o diálogo com a sociedade civil e ouvidoras, visando o melhor cumprimento da missão Defensorial nos estados”, ressaltou Melissa.

Já a Dra. Ana Karoline, entre as funções, contribuirá acompanhando e assessorando as políticas internacionais de interesse da Defensoria Pública. Organizando reuniões, palestras e na elaboração de documentos relacionados com a atuação no MERCOSUL, na Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), no Ministério das Relações Externas e demais organismos.

A diretoria será composta pela presidenta eleita Rivana Ricarte, vice-presidência, 18 diretores, cinco coordenadores, seis membros do conselho fiscal e seis membros do conselho consultivo. É a primeira vez também que uma diretoria da ANADEP, será composta por mais mulheres do que homens, reforçando a importância da paridade de gênero adotado pela entidade nos últimos anos.

Deixe um comentário