Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos é celebrado nesta sexta-feira, 19

Melissa Credie ressalta a importância da categoria que presta assistência jurídica gratuita à população vulnerável

O Defensor e a Defensora têm tanto a missão constitucional de dar assistência jurídica para os mais vulneráveis, quanto de exercer uma função social, pois facilita ao cidadão o acesso aos seus direitos. Nesta função, ele presta orientação jurídica, entra com ações judiciais, participa de audiências, trata das burocracias organizacionais, em todos os graus, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita.

Celebrado nesta sexta-feira, 19, o Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos acontece na semana em que a Associação das Defensoras e Defensores Públicos (Adepam), presidida pela Dra. Melissa Credie, promove eventos para os associados e participa de atividades em alusão a data. Além de impulsionar no Amazonas a Campanha Nacional voltado às pessoas com deficiência.

Em média, a Defensoria Pública Estadual e do DF realiza 15 milhões de atendimentos por ano nas 26 unidades estaduais e no Distrito Federal. Na Instituição são atendidas pessoas em situações de vulnerabilidade ou que não podem pagar por um advogado particular. Para refletir sobre o trabalho desses profissionais, foi instituída a data de 19 de maio como Dia Nacional da Defensoria Pública.

A Dra. Melissa Credie conta que durante esta semana foi realizado um Encontro Literário que reuniu os associados e associadas em torno de temáticas reflexivas ao trabalho e a vida Defensorial. Teve como palestrantes a Dra. Ana Mônica Amorim (DPCE) e o Poeta Tenório Telles. O evento teve tradução simultânea para a linguagem dos sinais, em sintonia com a política defendida pela Campanha Nacional da Anadep.

“Além dos nossos eventos locais estamos em comunhão com as atividades nacionais realizadas no Congresso Nacional. Ontem a categoria recebeu uma homenagem em sessão solene em alusão ao Dia da Defensora e do Defensor Público. A solenidade contou com a participação presencial de mais de 100 Defensoras e Defensores Públicos estaduais e federais de 24 estados”, disse Melissa.

Programação
Como parte das homenagens, a Adepam realiza neste sábado, 20, uma festa de confraternização voltada às Associadas e aos Associados. O evento acontece no restaurante Brazin, localizado no bairro do Vieiralves, Zona Centro Sul, a partir das 12h. Música, serviços de buffet e alegria marcarão a programação.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Telefone: (92) 3223-8076
Contatos: (92) 99482-9400 / (92) 99454-9329
E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

Deixe um comentário