A Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Amazonas (Adepam) completou 37 anos de fundação no último dia 10 de abril. Sob a presidência da Defensora Pública Melissa Credie, a Adepam neste ano vai participar da campanha nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP): “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.
Com 145 defensoras e defensores públicos, ativos e inativos, a Adepam tem uma forte atuação na conquista de prerrogativas funcionais para os associados, contribuindo significativamente para os avanços da Defensoria Pública, como a autonomia plena e independência funcional dos membros.
Campanha Nacional
Uma das principais atuações neste ano é a participação na campanha nacional pela superação das pessoas em
situação de rua. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que no Brasil há aproximadamente 281 mil pessoas em situação de rua, enfrentando violências, dificuldades no acesso a direitos básicos e sofrendo com o preconceito e a discriminação.
Morada da Justiça
Outro projeto para este ano é o Morada da Justiça. A Adepam já iniciou o diálogo com a direção do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para, atendendo o pleito dos associados no interior do Estado, seja desenvolvidas ações para melhorar as condições de trabalho e a prestação dos serviços da Defensoria nas comarcas do interior.
“É um projeto que atende o anseio dos nossos associados e vamos procurar executar em parceria com todos que podem contribuir pelo sucesso da iniciativa”, avaliou Melissa.
O cerne do Projeto Morada da Justiça reside na importância da presença física dos defensores públicos ao lado dos demais órgãos da justiça, em cada comarca. Para a população, o ganho seria muito grande também com o acesso à Justiça por diferentes atores em um mesmo local.
“A atuação dos nossos associados no interior do Amazonas é muito importante para a devida prestação judicial. Através dessa presença física nos fóruns, tenho certeza que poderemos oferecer um serviço mais acessível e eficaz à população, garantindo que todos tenham igualdade de acesso à justiça”, afirmou Melissa Credie.
Compromisso com associados
Desde sua fundação, a Adepam desempenha um papel fundamental no fortalecimento institucional da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, acompanhando de perto os avanços e desafios enfrentados pela categoria.
“Não dispensaremos esforços na defesa das prerrogativas da florescente carreira de cada Defensor e cada Defensora pública, associado e associada, em exercício ou em aposentadoria, que sempre será ouvido individualmente respeitado”, finalizou Melissa.