Fórum regional reúne representantes de cidades amazônicas em Manaus

foto: Ana Claudia Jatahy/MTUR

Manaus se tornará o centro das discussões entre os estados que integram a Amazônia Legal, nos próximos dias 5 e 6 de setembro, quando acontece o 1º Fórum de Cidades Amazônicas. Promovido pela Prefeitura de Manaus, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o evento vai reunir autoridades e especialistas em desenvolvimento sustentável para debater os desafios enfrentados pelas gestões municipais na região quando o assunto é mudanças climáticas.

Além dos debates em torno da importância da conservação da Amazônia, segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, o evento servirá para apresentar o “Manifesto das Cidades Amazônicas”, às vésperas da 25ª Conferência Mundial do Clima, a COP 25, que acontece em dezembro deste ano, na cidade de Santiago do Chile.

Recentemente, durante o encerramento da Semana do Clima da América Latina e Caribe, em Salvador (BA), o prefeito de Manaus fez uma fala contundente pela conservação da floresta, convidando todos os prefeitos presentes a participar da discussão na capital amazonense sobre a governança da questão ambiental.

Segundo ele, a ideia do 1º Fórum de Cidades Amazônicas é discutir iniciativas regionais e cases de boas práticas que possam fortalecer a cooperação e os investimentos que tornem as cidades e territórios amazônicos mais sustentáveis, bem como promover a maior compreensão da atual situação da Zona Franca de Manaus (ZFM) e seus impactos para a sustentabilidade da floresta.

Para o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o fórum será realizado em um momento importante, quando se discute internacionalmente a conservação da floresta e seus ativos naturais.

PROGRAMAÇÃO

O 1º Fórum de Cidades Amazônicas será aberto ao público durante os dias 5 e 6, pelo horário da manhã, das 8h às 12h, no Pavilhão Princesa Isabel, localizado no Porto de Manaus, Centro Histórico. Os interessados podem se inscrever pelo site semmas.manaus.am.gov.br.

A palestra de abertura será proferida pelo prefeito, com o tema “Desenvolvimento nas Cidades Amazônicas”, seguida do painel “Economia, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade da Floresta”, com moderação da jornalista da National Geografic Paulina Chamorro.

Além dos representantes das instituições parceiras, também estarão presentes na abertura: o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Antônio Nelson de Oliveira Junior; o secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Eduardo Costa Taveira; e o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre. O evento reunirá ainda representantes de organizações nacionais e internacionais, a exemplo da Embaixada da Noruega e do Governo da Alemanha.

* Com informações da Semcom

Deixe um comentário