Manaus vai sediar Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em 2022

Manaus foi confirmada como sede do XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), programado para acontecer em 2022. O evento vai ocorrer no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e deve atrair mais de 1,5 mil participantes de todo o Brasil, incluindo representantes do poder público, pesquisadores, ONGs e universidades.

O Encob é uma oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e, fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros em relação ao gerenciamento das águas.

Graças ao cenário de integração e compartilhamento de ações efetivas na gestão das águas, o Encob também tem fomentado a discussão da gestão das águas transfronteiriças e das águas subterrâneas, o que tem estimulado a vinda ao Brasil de inúmeros técnicos e representantes de outros países durante os encontros.

CARTA DAS ÁGUAS

Manaus é a banhada pela maior bacia hidrográfica do mundo, mas a capital amazonense conta com apenas dois comitês de bacias instalados: o do Tarumã-Açú e do Puraquequara. Em março de 2018, o Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), em parceria com a Fundação Vitória Amazônica (FVA), realizou o I Seminário de Recursos Hídricos do Amazonas, que discutiu a realidade local e os passos para o amadurecimento da gestão hídrica no Estado.

O evento resultou na publicação da “Carta das Águas de Manaus”, documento que recomenda, entre outras coisas, a criação de uma agência estadual que exerça a função de secretaria executiva dos Comitês de Bacia Hidrográfica existentes ou que venham a ser criados, permitindo a condução de seus trabalhos. Acesse aqui o texto completo.

Deixe um comentário